O meu kit para uma vida mais saudável

Sem qualquer ordenação, apresento o meu kit, com alguns exemplos daquilo que ando a fazer.
Óbvio que o básico para a minha sobrevivência (e dos meus) tem de estar assegurado!
Mas quando falha uma destas coisas, sinto-me desequilibrada…sensação que posso levar uns dias a aperceber-me 😐

Nutrição

Prefiro alimentos de verdade a processados, de preferência locais e sazonais. Além disso, tento conhecer o meu corpo, percebendo que alimentos me causam efeitos indesejáveis.
Se saio da linha? Please…I’m human!
A questão é que sei “onde” voltar quando me perco 😉

Movimento

Faço exercício pelo menos 2 vezes por semana, com algumas caminhadas pelo meio. Para mim, o efeito é para lá de físico! Regula mesmo o meu estado de espírito!
Acredito que se deva às endorfinas e outras substâncias libertadas no pós-exercício, mas também pela sensação de dever cumprido. De me ter proposto a algo e poder colocar um “check!”.

Dormir bem (em quantidade e qualidade)

Sou morning bird assumida mas cedo facilmente à tentação de ficar “mais um bocadinho” depois de meter os miúdos na cama. Cedia!
Neste início de ano alterámos a rotina nocturna e alinhámo-nos ao que, biologicamente, estamos adaptados: deitar cedo e levantar cedo 🙂

Gerir emoções

O mindfulness (do desafio #66dias que lancei há umas semanas nas redes sociais) tem-me ajudado a reconhecer que elas existem, sem julgamentos, sem perder muito tempo a remoer o que já passou e sem ansiar o que ainda está para vir. Viver o presente, passo o cliché, é mesmo o maior PRESENTE das nossas vidas!

Sentimento de pertença

Somos mamíferos, logo, animais sociais. O que não significa que adore estar sempre no meio de gente…Tenho um lado introvertido bem vincado. Mas sentir que faço parte de algo maior, quer seja um grupo de pessoas com valores alinhados com os meus ou ajudar a minha comunidade a prosperar e/ou ser ajudada por ela, eleva os meus níveis de energia.

Ter um propósito/viver com intenção

Neste momento sinto que a minha missão é contribuir para um mundo mais saudável 🙂
Seja através de sistemas que crio para simplificar a vida das famílias ou da partilha de conhecimento que capacite escolhas informadas e conscientes.
Promover a literacia alimentar, principalmente junto dos mais novos e de populações mais vulneráveis, é também algo que sinto que posso contribuir de forma positiva.
Gosto de me sentir útil e cada vez mais procuro fazê-lo, profissionalmente falando.

Organização

Sou desfocada por natureza.
Nunca acreditei que fosse uma pessoa criativa porque não tenho jeito para as artes (como se a criatividade se esgotasse no jeito para tocar, pintar, esculpir…). Mas sou! Tenho sempre imensas ideias, crio “n” sistemas facilitadores de vida, gosto de escrever, inventar histórias, brincar….No entanto, tenho de admitir que a falta de foco também se deve, em muito, às distracções tecnológicas que permito no meu dia-a-dia.
De forma que, para mim, ter regras e estrutura é fundamental. Só assim consigo ser mais produtiva, apesar das 1001 distracções, e focar-me no que defini como importante.
Realmente a organização é a tampa de ouro do meu kit para uma vida mais saudável.

E tu? O que guardas no teu kit? 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *