All we need is love and…more Gretas Thunberg

Por vezes dou por mim a pensar se quem segue o Simplify Eat achará estranho as publicações sobre ecologia e sustentabilidade, já que o foco principal deste Projecto é a alimentação.

É um pensamento que dura um microsegundo porque sei que quem me segue entende que a nossa sobrevivência está intimamente ligada ao modo como usamos os recursos deste belo Planeta.

E é com um amargo de boca que hoje escrevo estas palavras.

Ontem uma amiga que vive na maravilhosa Cidade do Cabo, partilhou uma notícia que nem quis acreditar que fosse verdade: as Cataratas Vitória, entre a Zâmbia e Zimbabwe, estão praticamente secas.

Eu tive o privilégio de concretizar um sonho de criança e ver as maravilhosas Victoria Falls com os meus próprios olhos. É um cenário lindo, magnífico e imponente (apesar de achar que as Quedas do Kalandula, na minha Angola não lhe ficam nada atrás 🙂 ).

Mas de facto são soberbas e carregadas de história.

E ontem fiquei mesmo muito triste por saber que as maravilhosas Cataratas estão praticamente secas mas mais ainda por ninguém falar disso!

Como é possível que aqueles países estejam a atravessar a maior seca do século e ninguém o noticiar? Foi preciso chegar ao ponto de estarem praticamente secas para a notícia inundar, primeiro os media internacionais e só depois, com o habitual lag, chegar a Portugal?

Pensei logo no circo mediático à volta da pequenina-gigante Greta Thunberg, com centenas de jornalistas, fotógrafos profissionais e amadores, a quererem um pedacinho desta nossa nova heroína.

E achei tudo tão estúpido…

Estúpido porque, embora esta criança tenha criado esta onda gigante de consciência ambiental, não se dá visibilidade ao verdadeiro objecto da sua missão.

Precisamos de Gretas, como precisámos de Mandelas, de Madres Teresas, de Luther Kings…são seres humanos especiais, inspiradores, capazes de unir multidões em prol de um propósito comum.

Só que precisamos de mais Gretas…uma em cada continente, pelo menos! Várias Gretas que sejam inspiradoras, atentas, que nos belisquem a nós e aos media, e nos façam acordar desta incoerente inconsciência acerca do nosso magnífico pontinho azul.

Tal como nos desenhos animados do Capitão Planeta (sim, sou do século passado!), este não agia sozinho. Tinha cinco aliados, um em cada continente e cada um com o seu poder. Mas o maior poder era quando todos se juntavam no Capitão Planeta, tornando-se imbatíveis.

E é esse o meu amargo de boca: felizmente temos uma Greta que move multidões e causa um mediatismo tremendo…Ao mesmo tempo temos umas Victoria Falls a secar, sem que ninguém fale disso…

É demasiado (tristemente) estúpido.

2 thoughts on “All we need is love and…more Gretas Thunberg

  • Silvana

    Olá
    Obrigada por este post. Sigo o teu blog há pouco tempo ( Graças ao OVO 🙂 ) e acho muito interessante. A junção de ecologia, sustentabilidade e alimentação para mim é óptima, porque assim concentro a informação num só sítio, assim não tenho que andar à procura em sítios diferentes. Queria deixar aqui esta nota. É muito útil!!!
    Obrigada pelas tuas partilhas. Estou adorar!
    Um beijinho e Obrigada e tudo de bom!

Leave a Reply

Your email address will not be published.