Archive

Sacred Cow e a agricultura regenerativa

Sacred Cow e a agricultura regenerativa

Blog
Finalmente vi o documentário The Sacred Cow - The Case For (Better) Meat, disponível aqui até 30 de Novembro. Achei este documentário interessante por várias razões: O tema em si - a agricultura regenerativa e o papel importante dos animaisNão se apoia em estudos científicos para advogar uma determinada filosofia alimentar  - já perdi a conta aos documentários que, ou usam mal a ciência para tentar persuadir, ou apenas mostram os estudos que suportam o argumentoMostrou-me algumas perspectivas sobre as quais não tinha "perdido" muito tempo a pensar E antes de passar às perspectivas, um disclaimer: Não é minha intenção promover o consumo de alimentos de origem animal, nem de qualquer tipo de dieta. A minha "agenda" é promover a alimentação consciente.Porque se há poder que temos é o de fazer escolhas.…
Read More
Não existe “gestão de tempo”

Não existe “gestão de tempo”

Blog
Dizer que não existe "gestão de tempo" is a bold statement, como dizem os americanos :) Afirmo-o, porque percebi que faz mais sentido estruturar o meu dia-a-dia com base nas prioridades, do que no tempo. O tempo cria-se e, na verdade, quando dizemos "não temos tempo", o que no fundo dizemos é "não é importante para mim". Por isso, quando abraçamos a ideia de que o que se gere são as prioridades e não o tempo, passamos a organizar os dias com mais intencionalidade e consciência.Usar conscientemente o tempo que me sobra das não negociáveis 7-8h de sono, é um privilégio, um sinal de poder e de afirmação. É uma fonte de bem-estar :) Por considerar o tempo um recurso tão precioso, criei o conceito de "Produtividade Consciente", que corresponde…
Read More
O melhor açúcar de todos

O melhor açúcar de todos

5 Pontos, Blog
Falar de açúcar é algo recorrente aqui no blog e costumo brincar dizendo que o melhor açúcar de todos é...aquele que não consumimos :) Quando falo de açúcar refiro-me ao açúcar branco, amarelo, mascavado, de cana, de coco, xarope de arroz, xarope de tâmaras, mel, xarope de agave, de ácer (...), porque todos contêm os designados AÇÚCARES simples: glicose, frutose, galactose, maltose (glicose+glicose), sacarose (glicose+frutose) e lactose (glicose+galactose).Todos estes açúcares fornecem a mesma quantidade de calorias por 100g (4 kcal). Quando falo de açúcar refiro-me também a um outro grupo que são os edulcorantes. Os edulcorantes podem ser naturais, quando existem em alimentos naturais; ou artificiais, quando são sintetizados em laboratório. Para começar, deixemos já de lado os edulcorantes artificiais porque não há razão que justifique falar deles num blog…
Read More
5 Receitas para reduzir o desperdício alimentar

5 Receitas para reduzir o desperdício alimentar

5 Pontos, Blog
Depois das dicas para combater o desperdício aqui e aqui, chegou a hora de passar da teoria à prática partilhando 5 receitas simples e saborosas para reduzir o desperdício alimentar. Espero que esta selecção te permita praticar a #cozinhaeficiente e inspirar a planear as refeições levando em consideração o uso racional de todos os teus recursos :) Vamos às 5 receitas para minimizar o desperdício alimentar? Numa cozinha sem desperdício o que não pode faltar são ovos!A menos que sejas vegan e nesse caso o ingrediente "curinga" talvez seja a farinha de grão.Não sei, não sou especialista. Só sei que quem é, consegue fazer "omeletes" sem ovos usando esta farinha (adoro a Sandra!). Frittata de brócolos e cogumelos [com sementes de girassol] Ingredientes & Preparação (4 pax) 200g brócolos100g cogumelos240ml…
Read More
A importância do sono (e das bactérias do intestino)

A importância do sono (e das bactérias do intestino)

Blog
Qual será afinal a real importância do sono? Dormir parece tempo desperdiçado. Basta pensar no Presidente Marcelo e nos livros que consegue ler enquanto a maioria de nós está a sonhar. Até a minha sogra, pessoa gentil e educada, canaliza 100% da sua inveja para as capacidades sobre-humanas do "Professor". Realmente parece estranho gastar 1/3 da vida numa actividade em que não fazemos absolutamente "nada".Ou haverá uma boa razão para que isso aconteça? A resposta é: definitivamente! Numa entrevista ao Mathew Walker, autor do livro "Why We Sleep", ele apresenta vários argumentos da importância do sono para a nossa saúde, não só mental, como também física (embora na prática não exista essa separação, claro!). Existem evidências de que a privação de sono aumenta o risco de uma maior acumulação de…
Read More
Ideias de snacks para viagens de carro

Ideias de snacks para viagens de carro

Blog
Na semana passada eu e a Catarina, do Mundo Indefinido fizemos uma LIVE no Instagram sobre Alimentação em viagem e então lembrei-me de partilhar aqui no blog algumas dessas ideias de snacks para viagens de carro. “Viagens de carro”. Aqui está uma coisa que eu, particularmente, acho um pouco aborrecido (a menos que sejam viagens como esta). Talvez porque não cresci a viajar de carro pois em Angola era arriscado sair de Luanda. Apenas as fazia em Portugal, uma vez por ano. Na altura como não havia auto-estradas, todas as viagens que fazíamos pareciam intermináveis pela própria distância percorrida, as frequentes paragens para posar para as fotografias (envolviam sempre placas) e os enjoos que entretanto passaram :) Saíamos de casa ainda de noite e a parte boa é que eu…
Read More
Como manter uma alimentação natural e poupar

Como manter uma alimentação natural e poupar

Blog
Como poderemos manter uma alimentação natural e poupar tempo e dinheiro? Costumo dizer que gostar de cozinhar é diferente de ter de cozinhar todas as refeições, TODOS os dias. De maneira que todos os truques que me permitam poupar tempo a cozinhar, são bem-vindos.E além de tempo ser igual a dinheiro, também é possível poupar ainda mais dinheiro se formos diligentes na forma como usamos os nossos recursos. De um momento para o outro, todos tivemos que cozinhar mais em casa e, não sei como foi contigo, mas por aqui não senti que o consumo de alimentos processados tivesse aumentado (de ultraprocessados muito menos). O que significa que tenho cozinhado muuuiiito, de raiz e sem ajuda :| Daí ser útil ter alguns truques para conseguir manter uma alimentação natural e…
Read More
Como organizar o frigorífico e gerar menos desperdício

Como organizar o frigorífico e gerar menos desperdício

Blog
No seguimento da promessa feita no artigo anterior, hoje venho mostrar como organizar o frigorífico e gerar menos desperdício de alimentos. Já sabemos que planear as refeições tem inúmeras vantagens, não só pela redução da carga mental, como também pela maior rapidez nas compras e minimização do desperdício alimentar. Se quisermos subir ainda mais um degrau na escada da eficiência, penso que vale a pena dedicarmos um tempinho a organizar o frigorífico e não apenas a "atirar" as compras lá para dentro. Já não me recordo onde li que "cada coisa tem a sua casa". Talvez num dos livros da Marie Kondo :D Esta é uma regra fácil de aplicar mas difícil de manter, à semelhança de qualquer novo hábito. Há que ser consistente, para que se torne automático. Aplicada…
Read More
5 Dicas para reduzir o desperdício de alimentos

5 Dicas para reduzir o desperdício de alimentos

5 Pontos, Blog
Dadas as circunstâncias actuais achei pertinente partilhar as minhas 5 Dicas para reduzir o desperdício de alimentos. É que devido à pandemia da COVID-19, milhões de pessoas em todo o Mundo veem o seu rendimento afectado, o que as coloca numa situação de grande vulnerabilidade. Segundo a FAO, 25% dos 1.3 biliões de toneladas de alimentos que acabam no lixo serviriam para resolver o problema da fome globalmente (para não falar no impacte ambiental que este problema provoca). O desperdício de alimentos dá-se em várias fases: na produção, armazenamento, transporte; ao nível das cadeias de retalho, dos restaurantes, cafés e é causado pelo próprio consumidor, em casa. Embora não possamos resolver a falta de eficiência dos sistemas a montante, devemos ser responsáveis por aquilo que se passa nas nossas casas…
Read More
Reflexões de uma mãe em retiro forçado

Reflexões de uma mãe em retiro forçado

Blog
Este é um artigo diferente do habitual em que decidi partilhar contigo as reflexões desta mãe em retiro forçado. Não sei se já passaste por isto, mas há uns meses que sinto que preciso de tirar uns dias só para mim. Fazer um retiro. A L O N E. Tinha algumas opções em aberto e calculava fazê-lo nesta altura: final de Março ou início de Abril. Assistindo à evolução do coronavírus na China, e como pessoa stressada que sou (hehehe), achei que talvez fosse boa ideia deixar para outra altura. Nesta situação particular, ser stressada não foi nada prejudicial. Pelo contrário: fez com que tomasse precauções que podem ter sido fundamentais para estar de boa saúde enquanto escrevo estas linhas. E o tal retiro acabou mesmo por chegar, ainda que…
Read More